Silestone, a queridinha das rochas naturais

Nós bem sabemos que o nome desse site é mármore e granito, porém hoje vamos trazer uma pedra que tem chamado muita atenção no mercado de rochas naturais. A silestone.

Se você está pensando em fazer algumas reformas em sua casa um tipo de revestimento muito interessante que deve ser levado em conta é o silestone, um material muito utilizado para bancadas de cozinha, mesas na sala de jantar e em pias de banheiro e que pode ser encontrado em várias cores.

E se você tem dúvidas sobre o que é silestone ou se quer ver algumas fotos com modelos de ambientes que usaram a pedra silestone na reforma, essa postagem vai te ajudar com algumas inspirações.

O que é silestone?

Antes de começar com as tão desejadas inspirações, vamos entender melhor o que é esse tal de silestone. A pedra silestone é um revestimento composto por 94% de quartzo natural e de resina de poliéster e seu processo de fabricação torna a pedra silestone extremamente dura e resistente.

O mais interessante sobre a pedra silestone é que ela contém uma proteção antibacteriana além de ser super resistente a manchas e riscos e para quem quiser usar a pedra silestone em outros lugares além da bancada de silestone para cozinha e banheiro, esse revestimento também pode ser usado como piso e em paredes.

E aí, achou bacana?

Cozinha com bancada de silestone
Cozinha com bancada de silestone

Tipos de bancada de silestone

A pedra silestone é mais comumente utilizada em bancadas de cozinha e banheiro e é possível encontrar basicamente dois tipos de pedra silestone no mercado, a stellar e a lisa.

Decoração de cozinha com bancada de silestone branco
Decoração de cozinha com bancada de silestone branco

O tipo mais queridinho de modelos de bancada mais desejados são os do tipo Stellar. A bancada silestone stellar vem em sua composição pequenos cristais que ficam visíveis e que dão um efeito bem brilhante que remete ao céu estrelado. Daí o nome! Sacou?

Cozinha sofisticada com o modelo Stellar na bancada silestone vermelho
Cozinha sofisticada com o modelo Stellar na bancada silestone vermelho

O outro tipo de pedra silestone disponível no mercado é o liso, ou seja, a cor da pedra é homogênea e não possui os cristais criando pequenos pontos de luz na bancada de silestone.

Banheiro todo branco com bancada de silestone branco
Banheiro todo branco com bancada de silestone branco

Bancada de silestone para cozinha

Como já foi falado, a pedra silestone é muito utilizada para fazer bancada de cozinha e mesa de jantar, porém é importante tomar alguns cuidados com a bancada de silestone neste ambiente.

Bancada de silestone branco é a mais comuns em cozinhas
Bancada de silestone branco é a mais comuns em cozinhas

Apesar da pedra silestone ser muito resistente, ela não se adapta bem ao calor excessivo, por isso, ao utilizar a bancada de silestone na cozinha não coloque diretamente sobre ela objetos muito quentes como panela, assadeiras e frigideiras, pois o calor excessivo pode danificar o material. Basta utilizar alguma proteção entre a panela e a pedra que não acontecerá nenhum dano.

Vantagens e desvantagens da pedra silestone

Agora vamos recapitular o artigo e ver quais as vantagens que a pedra silestone oferece aos projetos, porém, vamos também saber quais são as desvantagens ao utilizar esse material.

Vantagens da pedra silestone

  • A bancada de silestone pode ser encontrada em mais de 70 cores, portanto, é mais fácil encaixá-la na decoração dos ambientes.
  • A pedra silestone é super resistente a manchas e riscos

Desvantagens da pedra silestone

  • Não pode ser usada na área externa, porque a exposição ao sol pode descolorir a pedra
  • Quando a bancada de silestone é danificada é necessário que ela seja inteiramente trocada, ao contrário de outros modelos de pedras.

 

Fotos: Viva Decora

Com informações: Terra / Vida e Estilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *